Colocar você paciente em primeiro lugar não é apenas uma frase, é o cerne de tudo o que fazemos. Sabemos que, por trás de cada exame, há uma história, uma jornada de saúde que merece ser compreendida e tratada com empatia. Sabemos que um exame pode ser estressante, e estamos aqui para tornar esse momento o mais tranquilo possível, e estamos sempre prontos para ouvir, orientar e oferecer apoio durante todo o processo
Veja os preparos para os exames e saiba como se preparar antes de realizar cada tipo de exame!
É importante seguir à risca para ter o melhor resultado.
A ressonância magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas de radiofrequência em um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante.
O método apresenta grande potencial diagnóstico, sem ser invasivo ou utilizar radiação ionizante, com grandes benefícios aos pacientes por fornecer informações precisas e detalhadas em qualquer plano anatômico com grande contraste e resolução espacial.
Para a realização do exame, o paciente precisa permanecer imóvel dentro do aparelho durante o procedimento que pode demorar em média de 15 a 30 minutos, dependendo de qual exame for realizado. Eventualmente pode ser necessária a utilização de um meio de contraste a base de gadolínio via intravenosa, para a melhor identificação de algumas estruturas.
A Tomografia Computadorizada é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste de múltiplas imagens detalhadas que representam secções ou “fatias” do corpo, que podem ser reformatadas em múltiplos planos e que podem ainda gerar imagens tridimensionais. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.
O exame é não invasivo e costuma ser muito rápido e o paciente precisa permanecer imóvel no aparelho durante o procedimento. Eventualmente, pode ser necessária a utilização de um meio de contraste a base de iodo via intravenosa, para a melhor identificação de algumas estruturas.
O ultrassom é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para a formação de imagens das estruturas internas do corpo. Apresenta alta demanda atualmente por ser efetivo, possuir ótima relação custo-benefício e ser seguro (não há radiação ionizante). Além disso, permite a formação de imagens em tempo real, possibilitando maior interação entre o médico especialista e o paciente.
Mamografia é uma imagem radiográfica da mama produzida através de um equipamento denominado mamógrafo, que utiliza raio-x em baixas doses. Seu objetivo principal é detectar possível câncer inicial, mesmo quando não palpável, possibilitando seu tratamento precoce.
A mamografia pode ser dividida em dois grandes grupos de ação:Mamografia de Rotina ou Rastreamento: é realizada em pacientes que não relatam queixas ou sintomas que podem ou não significar câncer;
Mamografia Diagnóstica: é realizada quando há suspeita da existência de algum tipo de lesão palpável e que requer um estudo direcionado à queixa.
A densitometria tem por objetivo estudar a densidade mineral óssea para verificar se há ou não osteopenia/osteoporose. É realizado em aparelho de dupla emissão de raio-x, com baixa dosagem de radiação.